
EDITORIAL


Vida e luta da etnia Tapeba
TRADIÇÕES E COSTUMES
SAÚDE
SAMUEL WRIGHT
SOCIEDADE
WEBDOC:
CAR.NA.Ú.BA
© 2017 por Demarcados. Proudly created with Wix.com
DEMARCADOS
Universidade Federal do Ceará - UFC
Curso de Jornalismo
Av. da Universidade, 2662-2698 - Benfica, Fortaleza - CE
Espiral 2017.2
Uma produção dos Laboratórios de Jornalismo Multimídia e de Telejornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará
Professores orientadores:
Naiana Rodrigues
Diego Morais
Ana Carolina Vieira
Débora Nogueira
Faruk Cardoso
Gabrielle Zaranza
Grasielly Sousa
Ideídes Guedes
Isabela Santana
Jardel Gomes
Jefferson Cândido
Karoline Gomes
Karoline Tavares
Leonardo Igor
Sabrina Teixeira
O mundo muda, se transforma, nós nos transformamos, eles também. Entre pessoas com cultura e hábitos distintos, percebemos o quanto somos iguais e, ao mesmo tempo, o quanto somos desconhecidos uns para os outros, apesar de vivermos na mesma terra. Essas diferenças, quase estranhamentos, não são espanto apenas do homem branco. As distinções são muitas também entre os indígenas.
Ali, no reduto à margem de uma lagoa, vive-se o agora, o presente, sem nunca esquecer o passado. Não há garantias, mas há uma luta constante para que o amanhã seja melhor. Na aldeia, o tempo é diferente da realidade da cidade grande. Há respeito pelo manifestar de cada um; a palavra tem importância, dá forma a uma rede de solidariedade com que um povo, repartido a força em 17 aldeias, mantém-se vivo.
Na sombra da Jurema, a espiritualidade se apresenta como uma forma de transpassar, de forma literal, o sobrenatural para a nossa cultura. Uma carga mística que nos abraça. Que possibilitaria as mais diversas lições e reflexões sobre a vida. O Toré vem romper fronteiras étnicas, é o emblema do ser índio, o que sacraliza as etnias nordestinas. Elemento de resistência.
Esse período de aprendizado, mesmo curto, nos fez ampliar a percepção de realidade. A relação com a diferença nos transformou, nos abriu os olhos para enxergar a beleza e a importância das diferenças. Relembramos que não há uma verdade absoluta e que há muitas maneiras de ser e de estar no mundo. Um reencontro com a nossa história e origem, um reencontro conosco, uma possibilidade de desenvolvimento pleno, justo, democrático e igualitário diante da diversidade étnica e cultural do povo brasileiro.
O Demarcados traz um apanhado de histórias que buscam mostrar as dificuldades e a luta cotidiana dos índios Tapeba, que habitam os limites do município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Uma comunidade em busca do que é seu, do que lhe é de direito, a terra, a saúde, a educação e a dignidade. O especial dá voz a essas marcas de um povo que, tão próximo e também distante de nós, já demarcou, com muita luta, a sua e a nossa história.