
Sobre
Maggie Paiva
Espiral é um produto originado na disciplina de Laboratório de Jornalismo Multimídia, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Nesta edição, a terceira até então, o projeto abordou como tema a demência do tipo Alzheimer, doença que atinge 1,3 milhão de pessoas apenas no Brasil. Os estudantes que compuseram a equipe usaram como personagens os idosos que carregam consigo o Alzheimer e, igualmente, os familiares destes, abrindo a eles o espaço que necessitam para contar suas histórias, com suas próprias vozes.
Memórias, esquecimentos, direitos, tratamentos e cuidados foram alguns dos temas discutidos neste especial. Além dos próprios protagonistas que convivem com a doença, médicos, cuidadores e promotores foram ouvidos, no intuito de garantir um entendimento amplo de como o Alzheimer é enxergado no Brasil e do que pode ser feito para garantir o conforto e uma melhor qualidade de vida a quem lida diariamente com esquecimentos constantes.
Durante a realização do trabalho, os repórteres depararam-se com uma realidade até então desconhecida para eles. Despindo-se de visões pré-concebidas sobre o que de fato é doença de Alzheimer, deixaram que o carinho e a força dos idosos e familiares entrevistados mudassem qualquer visão que tivessem sobre a doença. Assim, com este especial, espera-se que novas percepções acerca da demência sejam despertadas também pelos leitores, para que não sejam esquecidas as memórias de vidas ainda tão pulsantes.